Produtores rurais tentam incluir Ponta Porã no programa Pro-Ferrovias

Produtores rurais tentam incluir Ponta Porã no programa Pro-Ferrovias

*Edilson José Alves

Um documento elaborado e assinado pelos produtores rurais Vandir Agostino Caramori e Ramão Ney Magalhães pede a inclusão de Ponta Porã no programa Pro-Ferrovias, o qual tem previsão de investimentos da ordem de R$ 53 bilhões, sendo um montante de R$ 2,85 bilhões no trecho ferroviário Maracaju-Dourados, beneficiando diretamente o escoamento da produção agrícola regional. A reivindicação foi entregue ao ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, que já ocupou a chefia da Casa Civil e esteve na fronteira acompanhando a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Durante evento de lançamento e assinatura de autorizações do programa Pro-Ferrovias, em Brasília, os técnicos responsáveis pelo projeto explicaram que o programa Pro-Trilhos prevê investimentos de R$ 6,25 bilhões na construção da ferrovia Cascavel a Foz do Iguaçu, no Paraná, chegando à fronteira com a Argentina. A linha Maracaju-Dourados anunciado pelo governo federal ficará ligado a este ramal administrado pela Nova Ferroeste, o que proporcionaria melhor logística de transporte e economia no escoamento da safra via porto de Paranaguá.
Como Ponta Porã ficou fora do traçado, Vandir Caramori e Ney Magalhães, tomaram a iniciativa de buscar junto ao governo federal a inclusão do município. O ofício com data de 30 de junho deste ano entregue a Onyx Lorenzoni está dirigido ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. No documento, os produtores rurais apresentam a sugestão para a inclusão do município citando parte da história da ferrovia na fronteira Brasil-Paraguai.
Eles destacaram que em 1953, o então presidente da República, Getúlio Vargas trouxe para Ponta Porã um ramal da antiga Ferrovia Noroeste do Brasil, que foi desativada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, o qual eles chamam de forma irônica de “sábio”. Os produtores informaram ao governo federal que o ramal apesar de sucateado é de fácil recuperação. Citam o local onde hoje está a sede do Assentamento Nova Itamarati, onde está situada a antiga Estação Rondon, contendo uma infraestrutura de armazéns e desvio ferroviário. “Nossa sugestão está em reativar a antiga Estação Rondon (Itamarati) e viabilizar um Porto Seco nos moldes do existente em Rodonópolis e Cascavel-PR, e para aí levarmos nossa soja em caminhões para embarcar no trem para Maracaju (Ferroeste). Esta medida beneficiará uma área de aproximadamente 500 mil hectares de soja nos municípios de Ponta Porã, parte de Dourados e de Maracaju, Antônio João e Bela Vista. E outros 400 mil hectares de milho safrinha. Com isto, viabilizaremos milhares de empregos de jovens das famílias do Assentamento Itamarati e região (aproximadamente 5 mil famílias). Se somadas as culturas e produzirem em média 5 toneladas por hectares, teremos um total de 4.500.000 toneladas sendo que ainda poderemos receber via férrea fertilizantes, insumos e equipamentos agrícolas”, destacam.
Vandir Caramori e Ney Magalhães ressaltam, ainda, que se “por outro lado ressuscitamos a ideia de Getúlio Vargas desta estação, poderemos levar via rodoviária nossa produção para os portos do rio Paraguai (Concepcion) distante 260 km do entreposto. E de Concepcion levaremos por hidrovia (já existente) para os portos do rio da Prata e daí para a Ásia, diminuindo enormemente a distância de produtor ao consumidor (China). Ideia vinda de Getúlio Vargas”, afirmam. Junto com o ofício, os produtores rurais encaminharam croquis da ferrovia preexistente, que segundo eles, é fácil recuperação.

O produtor rural Vandir Agostino Caramori é engenheiro agrônomo e Ramão Ney Magalhães, é produtor rural, sindicalista e fundador da Famasul e ex-delegado federal da Agricultura em Mato Grosso do Sul. Eles destacaram que o documento entregue Onyx Lorenzoni está no gabinete do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, tem o apoio e está sendo acompanhado em Brasília pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal.

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