INFORME JN

INFORME JN

CÂMARA MUNICIPAL

* Estou ouvindo um zum-zum-zum que brevemente teremos um chega prá lá inesperado na Câmara Municipal. Trata-se de um pequeno desentendimento entre partidos políticos e vereadores que estariam querendo colocar ordem na Casa. Pelo visto, vem chumbo grosso por aí se a turma do deixa disso não entrar logo em ação. Ainda há tempo de desmanchar esse nó na tripa. O entendimento seria a melhor opção.

* Falar em entendimento, nestas eleições estão acontecendo coisas difíceis de entender, mas como em política tudo pode acontecer, não devemos estranhar o fato de cabos eleitorais graduados percorrerem a cidade distribuindo cartazes do Riedel e Lula, como também de Riedel e Bolsonaro. Para não perder tempo, tem gente distribuindo santinhos de Riedel e de Bolsonaro e de outros candidatos que a gente pensa que não está no contexto. Para aumentar a confusão, tem motoristas com cartazes de um candidato colado no carro quando a gente sabe que o dito-cujo (a) faz campanha para o candidato adversário. Eleição é coisa séria e o nosso voto tem que ser levado a sério.

* Infelizmente o mau exemplo vem lá de cima, os sábios que comandam a campanha eleitoral e não levam em conta o futuro do Brasil. Muitos esquemas eleitorais já estão pensando nos futuros pleitos: eleições municipais em 2024 e a próxima eleição para o Governo do Estado daqui a quatro anos. O prefeito Hélio Peluffo, por exemplo, é mestre nessa arte de pensar no futuro e jogar a distância.

CONVULSÃO

* A situação do planeta Terra está em convulsão e assustando parte da humanidade que está julgando que estamos vivendo o grande começo do final dos tempos. O mundo está sob ameaça de guerras, terremotos, tragédias familiares (pais contra filhos e estes contra os próprios pais) e assim por diante, e muito mais que ainda estão para chegar para nos pegar de surpresa.

DEBATES COM OFENSAS

* O último debate do primeiro turno das eleições foi um confronto entre os candidatos a Presidente da República com muitas ofensas, desabafos e insultos entre os concorrentes no palco da Rede Globo de Televisão. Houve momentos que se imaginou que os presidenciáveis iriam partir pro pau, em virtude da violência dos ataques e contra-ataques. Desta vez as duas gurias não forçaram muito a barra com receio da resposta dos adversários vir carregada de ironias. Aliás, todos os debates ocorridos até agora ninguém se preocupou em discutir os programas de governo. O assunto principal era mostrar os defeitos do adversário. Com ferro e fogo e muito mais. Menos o padre ortodoxo é claro!

A ELEIÇÃO

* Foi um domingo movimentado e com muitas surpresas nas eleições. Aqui em Mato Grosso do Sul, a grande surpresa nas eleições de 2022 foi o ex-governador André Puccinelli (MDB) ficar de fora do segundo turno e entrando no seu lugar o desconhecido para muitos, o glorioso Capitão Contar do PRTB e segundo consta, ele é deputado estadual que estava disputando o cargo de governador de Mato Grosso do Sul que só apareceu na disputa nos últimos dias com o apoio público do presidente Jair Bolsonaro.

* Agora no segundo turno, o Capitão Contar vai enfrentar o Eduardo Riedel que vai contar com o apoio do PT já anunciado pelo deputado eleito, Zeca do PT durante a votação de domingo. Parada dura.

* Infelizmente, por enquanto, aqui da fronteira não elegeu ninguém apesar do empresário de educação, Carlos Bernardo ter sido muito bem votado, conseguindo quase um caminhão de votos. Não é de hoje que política e eleição apresentam fatos inexplicáveis.

* As pesquisas eleitorais (Data Folha e outros institutos) apresentavam o ex-presidente Lula 20 a 25% à frente de Bolsonaro e a votação de domingo (2 de outubro) mostrou doo começo ao fim uma diferença muito apertada, nunca ultrapassando 5% com Bolsonaro em vários momentos passando à frente do petista. Queiram ou não os apoiadores de Bolsonaro e de Luiz Inácio, o resultado do segundo turno deverá ser igualmente muito apertado, não ultrapassando os 5% para quem vencer. Só Deus sabe quem está em condições de governar o Brasil. Tomara que o Dr. Astúrio Marques, o Ney Magalhães, o Aureovaldo Amaral e Luiz do Amaral estejam certos. O amigo Leonelson pode esperar. Que se Deus estiver ao lado do presidente Bolsonaro vai continuar no poder com apoio da grande maioria dos brasileiros. Amém!

J. N. Oliveira

jndeoliveira@jnnoticiaspp.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *