Senado vai ouvir presidente do INSS sobre fila de espera por benefícios
A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou o requerimento do senador Nelsinho Trad (PSD/MS) para que o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Guilherme Serrano, explique a fila de espera no órgão pela concessão de benefícios. A data da audiência pública ainda será definida pela comissão.
Desde o início do ano de 2022, vem sendo amplamente divulgado que o INSS tem uma fila de mais 1,8 milhão de pedidos de novos benefícios que precisam ser analisados. Segundo divulgado pelo próprio presidente do instituto, cerca de 500 mil segurados da fila são pessoas com deficiência que buscam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos, são exigidas análise administrativa, social e médica.
O senador Nelsinho Trad lembra ainda no requerimento a paralisação dos médicos peritos do instituto neste ano, que durou 52 dias. Ao final da greve, o INSS anunciou medidas para fazer a fila andar, mas, em alguns casos, as remarcações estão ocorrendo para o ano que vem.
“Sabemos que essa demora na análise dos processos administrativos agrava ainda mais a situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o Senado Federal, exercendo seu papel fiscalizador, convida o presidente do INSS para prestar esclarecimentos acerca desse atraso, bem como informações e possíveis soluções para esse problema que está atingindo a população brasileira,” aponta o parlamentar.