INFORME JN
GUERRA
* Não estou me referindo à guerra entre a Rússia e a Ucrânia que está preocupando a humanidade, principalmente os países do primeiro mundo, embora não saia do lugar apesar das ameaças de Moscou; nada disso. Estou me referindo à guerra eleitoral do Brasil com desfecho marcado para a primeira semana de outubro de 2022. Além dos Estados Unidos, Canadá e China, os principais países da Europa, como Inglaterra, Alemanha, França e Portugal estão acompanhando com real interesse o desenrolar da verdadeira guerra eleitoral envolvendo os partidos de esquerda e o presidente da República Jair Messias Bolsonaro.
* Repetindo: o mundo está acompanhando com real interesse, preocupação e curiosidade o motivo porque os partidos da esquerda comunista, o Judiciário e setores do Congresso Nacional estão unidos inventando coisas e perseguições sem sentido para derrotar o presidente Bolsonaro. Que está sozinho enfrentando tudo e a todos. Os líderes políticos de outros países estão preocupados querendo saber porque os apoiadores e eleitores de Jair Bolsonaro estão praticamente quietos e com poucas manifestações. Será que eles estão se preparando para dar a resposta nas urnas?
COMENTÁRIOS
* Por outro lado, estão surgindo comentários que estão deixando muitos brasileiros de ambos os lados preocupados e até com medo. Por um lado estão dizendo que vão cassar Bolsonaro antes das eleições; e por outro lado corre pelo país a informação de que o glorioso Luiz Inácio Lula da Silva não será candidato a presidente da República porque o Exército Brasileiro não deixa em razão dos seus processos por corrupção, mesmo motivo da dúvida do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, dando a entender que ele também não concorda com a candidatura do Lulinha Paz e Amor. O jeito é a gente aguardar o que vai acontecer para depois sorrir ou chorar.
* Essa eleição de 2022 está complicada, a começar pela eleição de governadores de Estados, deputados estaduais e federais e Senadores da República. Até a simpática Tereza Cristina ainda está em dúvida: ela quer ser candidata a senadora, mas o centrão prefere que ela seja vice de Bolsonaro para atrair o voto feminino de Norte a Sul do país. Os bolsonaristas Ramão Ney Magalhães, Aureovaldo do Amaral e Brunoí Reichardt também pensam assim.
* Outra expectativa: essa movimentação pró-Bolsonaro que está sendo anunciada em todo o país que deverá ocorrer no dia 31 de julho. Segundo consta, o barulho deve ser grande e pode até sair alguns sopapos entre as partes envolvidas. O Bolsonaro diz que não tem medo de cara feia e os Lulistas confiam nos sem-terra e nos artistas comandados pelo Caetano Veloso.
MATO GROSSO DO SUL
* Aqui em Mato Grosso do Sul o clima é o mesmo. Ninguém sabe ao certo quem está com quem. São muitos pré-candidatos desistindo das candidaturas e outros trocando de parceiros por conveniência partidária ou muita grana na jogada. A desculpa sempre é a mesma: resultado da pandemia.
* Quem vence essa eleição para governador no lugar do Reinaldo Azambuja que realizou uma grande administração? Não sei informar, mas acho que está entre o André Puccinelli (MDB) que foi um bom governador ou o Eduardo Riedel que tem o Governo do Estado lhe dando apoio. Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto começaram bem, mas agora estão capengando. Política é isso: bobeou, dançou.
* Agradeço a vereadora Lourdes Monteiro que trouxe pessoalmente aqui na redação um diploma com votos de congratulações ao Jornal de Notícias por sua atuação correta na condução do noticiário aqui na fronteira. Gostamos da manifestação de carinho e reconhecimento da dedicada vereadora no momento que o Jornal de Notícias está comemorando 17 anos de serviços prestados à fronteira. Deus está com todos nós para chegarmos mais longe. Amém!
J. N. Oliveira