Fiat Argo: cinco anos de mercado e 330 mil unidades vendidas no Brasil
Hatchback estreou em 2017 e foi desenvolvido com a missão de substituir de uma só vez Palio e Punto
Por: Dyogo Fagundes
Apresentado ao público em maio de 2017, o Fiat Argo acaba de completar 5 anos à venda no mercado brasileiro. Desenvolvido com a missão de substituir de uma só vez os modelos Palio e Punto, o compacto rapidamente conquistou espaço no segmento e desde então figura como um dos veículos mais vendidos da marca. Não por acaso, já soma mais de 330 mil unidades emplacadas no mercado nacional.
Só em 2018 (primeiro ano cheio de vendas), o Argo alcançou 63 mil unidades vendidas. Em 2019, seguiu com bons números e fechou o ano com 79 mil exemplares emplacados. Já em 2020, em função do fechamento das lojas ocasionado pela pandemia, o total caiu para 66 mil. Em 2021 houve recuperação, com quase 85 mil unidades entregues, e no acumulado de 2022 já são mais de 20 mil exemplares comercializados.
Além do Brasil, o Argo é vendido em mais 13 países da América Latina. Levando em conta os emplacamentos destes mercados, o compacto soma mais de 400 mil unidades vendidas em cinco anos. A produção é concentrada na fábrica de Betim (MG), onde praticamente todos os veículos da Fiat são produzidos. Atualmente, o portfólio do modelo é composto por quatro versões: Argo 1.0, Argo Drive 1.0, Argo S-Design 1.3 e Argo Trekking 1.3.
Facelift em breve
Ao mesmo tempo em que comemora cinco anos de mercado, o Argo se prepara para receber importantes atualizações de meia-vida. Terá retoques na dianteira, especialmente no para-choque (com entradas de ar modificadas e moldura inédita para os faróis de neblina) e no formato da grade (que dará maior destaque ao logotipo da Fiat).
Mecanicamente, a novidade ficará por conta da chegada do câmbio automático do tipo CVT ao motor 1.3 Firefly. Na prática, o conjunto mecânico será o mesmo dos modelos Pulse e Strada e dará novo gás para o Argo enfrentar rivais equipados com câmbio automático. Desde que as versões 1.8 AT saíram de linha, vale lembrar, o compacto ficou órfão de uma transmissão do tipo.