Conferência da Cultura abordou a fronteira da cultura e integração em Ponta Porã
Evento reuniu diversos representantes dos segmentos culturais da fronteira
Ponta Porã realizou a Conferência Municipal de Cultura, no sábado (19/03) no Centro Internacional de Convenções, com organização do Conselho Municipal de Cultura apoio da Prefeitura de Ponta Porã por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer e FUNCESPP-Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, objetivando reunir os diversos representantes dos segmentos culturais existentes em Ponta Porã fronteira com Pedro Juan Caballero-PY.
Com uma programação que buscou dar voz aos Gestores públicos, aos segmentos culturais, conhecer os seus representantes, entender as políticas públicas de cultura e contribuir de forma democrática para o levantamento de informações que possam auxiliar na construção de ações, projetos e atividades voltadas para o fortalecimento da produção cultural de Ponta Porã.
A apresentação cultural ficou por conta do Ballet David Sanches de Pedro Juan Caballero, com duas peças de dança representando a intensa integração sócio cultural dos dois municípios de fronteira
A Conferência Municipal de Cultura com o tema: “A fronteira da cultura e integração” teve a sua abertura feita pela secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Eliana Aparecida Fernandes que falou da importância do encontro como forma de impulsionar ações em favor do fortalecimento da cultura em Ponta Porã alinhada com a educação.
“Estamos felizes em participar deste evento que reúne artistas e produtores culturais, na busca de entender nosso cenário cultural. Ponta Porã tem atualmente a cultura inserida junto a educação, possibilitando ampliar o conhecimento e fortalecer nosso senso de pertencimento”.
A vereadora Lourdes Monteiro (DEM) prestigiou a Conferência de Cultura e parabenizou os organizadores pelo evento em favor da cultura de Ponta Porã.
O Conselheiro Municipal de Cultura, professor de História e Jornalista Nivalcir Almeida, destacou a Conferência Municipal como forma de analisar, conhecer o atual cenário cultural de Ponta Porã.
“Um dia produtivo onde podemos conhecer pessoas que de fato atuam em diversos segmentos culturais, possibilitando ver nossa realidade e contribuindo para avançar nas ações em favor da nossa cultura” disse Nivalcir Almeida.
Em seguida o Assessor Especial da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Professor Zito Ferrari, lembrou da riqueza cultural e histórica de Ponta Porã no cenário estadual, enaltecendo a importância do município de fronteira na produção artística de Mato Grosso do Sul.
“Ponta Porã está de parabéns em realizar a conferência de cultura, que atraiu um bom público, participativo voltado para contribuição das políticas públicas de cultura, é preciso que o poder público e segmento civil caminhem juntos na busca de ações que fortaleça o setor cultural” frisou.
O diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens falou das Políticas Públicas de Cultura, seu conceito e importância dentro de uma sociedade organizada e apresentou os projetos que norteiam as ações no setor de cultura da atual administração municipal.
“É importante que os segmentos tenham voz por meio da Conferência de Cultura, sendo fundamental para construção das nossas politicas públicas. A Conferência por meio de seus protagonistas, os artistas, produtores, educadores, apresentam o cenário atual de cada segmento, possibilitando que nos gestores possamos compreender melhor a realidade e necessidade de cada um para ações legítimas, democráticas e descentralizadas no setor de cultura” disse Eder.
Durante a Conferência Municipal de Cultura foi apresentado um vídeo com Toninho Sarasá, da Empresa Sarasá responsável pelo Restauro do Castelinho.
A Conferência Municipal de Cultura teve continuidade com a Roda de Diálogos Culturais, com núcleos formados por representantes dos segmentos de Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Visuais, Artesanato, Dança, Cultura Popular, Literatura, Patrimônio Histórico Material e Imaterial e Música que avaliaram o momento vivenciado, resultando em um texto com informações e sugestões entregues ao Conselho Municipal de Cultura.
“A Conferência Municipal de Cultura foi um sucesso, fiquei muito feliz com o evento pois atraiu diversos artistas de diversos segmentos em um debate muito produtivo. O Conselho Municipal de Cultura e a gestão municipal estão de parabéns” destacou Tanilma, representante do Grupo Camará de Capoeira.
O Mestre de Folia de Reis Antônio Morato também marcou presença e elogiou a organização da conferência de cultura. “Poucas vezes tivemos um conferência como esta, organizada, com participação de pessoas que realmente trabalham pela cultura de nossa cidade”.
“O Conselho Municipal de Cultura se reunirá juntamente com os mediadores de cada núcleo para construção de um texto único com a proposta de cada segmento, que será posteriormente entregue ao atual gestor municipal” explicou Lilian Rios, conselheira de Cultura.
Na oportunidade foram apresentados os representantes de cada segmento de cultura que estarão compondo o Conselho Municipal de Cultura para o Biênio 2022/2024.
Participaram da Conferência Municipal de Cultura representantes dos segmentos de Artes Cênicas, Audiovisual, Artes Visuais, Artesanato, Dança, Cultura Popular, Literatura, Patrimônio Histórico Material e Imaterial e Música.
* Assessoria de Comunicação