Bolsonaro entrega “carta de alforria” para assentados da Fazenda Itamarati
Presidente Jair Bolsonaro visitou Ponta Porã pela segunda vez e arrastou uma multidão no Assentamento Itamarati
Pela segunda vez em 9 meses, o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro visitou Ponta Porã e dessa vez o destino foi o Assentamento Itamarati no Distrito de Nova Itamarati. Mesmo após ser internado no Hospital das Forças Armadas em Brasília na noite anterior, Bolsonaro fez questão de vir até a fronteira. O avião presidencial pousou no Aeroporto Internacional de Ponta Porã por volta das dez horas da manhã.
Antes de ir para o Assentamento, o presidente fez uma breve parada fora de programação, para atender seguidores que o esperavam a frente do aeroporto, o suficiente para atrasar a cerimônia, porém, foi o que bastou para levar ao delírio o público que compareceu para saudar o presidente. No local, Bolsonaro abraçou e cumprimentou todos seus apoiadores, para então seguir até o Distrito de Nova Itamarati.
Ao pousar no maior Assentamento Rural da América Latina, Bolsonaro, como de costume ouviu gritos de mito e se deparou com uma multidão no local onde foi montada a estrutura para visita presidencial. Também, como de costume, o presidente da República, antes de iniciar o protocolo da cerimônia de entrega de títulos de propriedades, cumprimentou o público presente, seguindo seu hábito de ir de encontro ao povo.
O Assentamento Itamarati surgiu no início do ano 2000 com a destinação de suas terras para a reforma agrária. Hoje, o Distrito de Nova Itamarati, sobrevive de atividades pecuárias, com a criação de 36 mil cabeças de gado e cerca de 500 ovelhas, além da produção de 30 mil litros de leite por dia.
Na cerimônia denominada Regularização Fundiária, foram entregues 2.600 títulos de propriedades para as famílias do Assentamento Itamarati. Além do presidente Jair Bolsonaro, participaram do ato da entrega, o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo; a Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que se despediu do cargo visando às eleições de 2022; Ministro das Comunicações, Fábio Faria; Geraldo Melo Filho, presidente do Incra; Secretário de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, entre outras autoridades federais e estaduais.
Logo após a cerimônia de entrega de títulos de propriedade do Assentamento Itamarati, o presidente quebrou o protocolo e seguiu até a cidade de Antônio João, onde tirou fotos com a população no monumento ao Tenente Antônio João, aproveitando para saborear um pastel com tubaína em um estabelecimento local. Um fato histórico que mexeu e agitou a terra de heróis.