BASTIDORES DA POLÍTICA
Por Laureano Secundo
Reprovada
Soraya Thronicke tentou ser incluída na sabatina dos candidatos a presidente mais foi recusada pelo TSE e não terá seus cinco minutos de fama nas principais redes de televisão e nem mesmo participará do debate final antes do primeiro turno da eleição presidencial. Seu fraco desempenho nas pesquisas foi a justificativa.
Samba do crioulo doido
Pelo menos umas cinco pesquisas apresentam resultados diferentes em relação ao segundo colocado na disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul. Essa situação está gerando uma avalanche de pedidos de suspensão da veiculação das pesquisas principalmente a do instituto contratado pela TV Morena afiliada da Rede Globo de Televisão.
Unanimidade
A única unanimidade em todas as pesquisas é a liderança do ex-governador André Puccinelli mesmo com pequenas variações quanto ao seu percentual que vai de 5% a 10%. Com relação aos votos válidos André chega a superar os 30% das intenções de voto.
Campeões de votos
Os atual deputado Paulo Corrêa e o ex-governador Zeca do PT já estão sendo apontados como os prováveis campeões de votos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Os institutos acreditam que ambos podem facilmente superar a marca dos 30 mil votos.
Candidatos militares
Devido ao grande número de nomes lançados os candidatos ligados a PM, Exército e mesmo outras armas podem ser a grande decepção na eleições deste ano, pois acabaram por dividir os votos e com isso poucos poderão atingir o coeficiente mínimo para estar habilitados a assumir uma vaga.
Pastores
Outra situação semelhante a dos militares está relacionada aos representantes das igrejas evangélicas que também podem acabar reduzindo a quantidade de eleitos. Como a legislação exige um número mínimo de votos a maioria não poderá assumir a vaga.