Hyundai lançará 2 novos carros elétricos acessíveis em 2024
Ambos os modelos irão ocupar o lugar do i10 hatchback, o menor carro da marca atualmente
Por: Andrei Nedelea
Traduzido por: Julio Cesar
A Hyundai está trabalhando não em um, mas em dois pequenos carros elétricos para ocupar o lugar do atual hatchback urbano Hyundai i10 em 2024. A montadora coreana está construindo tanto um sucessor direto para o i10 em termos de estilo de carroceria, como um veículo mais puxado para o estilo SUV/crossover.
Ainda não se sabe qual plataforma eles compartilharão, uma vez que a arquitetura elétrica dedicada da Hyundai chamada E-GMP, embora escalável, provavelmente não é adequada para um veículo do tamanho de um i10. Nesse caso, a empresa pode desenvolver uma plataforma elétrica totalmente nova para veículos de menor custo, que precisa competir com outros fabricantes na Europa que tenham modelos semelhantes a caminho.
A intenção de lançar um pequeno veículo elétrico foi confirmada por Andreas-Christoph Hofmann, chefe de marketing da Hyundai para a Europa, que também declarou o preço-alvo da empresa para este veículo – 20.000 euros, hoje o equivalente a cerca de R$ 105.000, conforme diz o Automotive News Europe citando Hofmann: “Todos na indústria sabem que a meta deste tipo de veículo é 20.000 euros”.
Os novos mini carros elétricos provavelmente não chegarão à América do Norte, então provavelmente só serão vendidos na Europa e em alguns outros mercados selecionados. Hofmann também disse ao Automotive News Europe que a Hyundai lançaria 11 novos carros elétricos apenas na Europa até 2030, acrescentando que é difícil para a montadora lucrar com veículos muito pequenos e acessíveis e a perspectiva de criar veículos elétricos compactos representava desafios técnicos.
A montadora quer manter sua posição como líder do segmento EV na Europa, sendo que rivais como o grupo Volkswagen têm modelos semelhantes sendo preparados. Cerca de 20% de todos os veículos vendidos pela Hyundai na Europa no primeiro semestre de 2022 eram elétricos, contra 14,1% em 2021. Seu plano é vender 1,87 milhões de veículos elétricos anualmente e ter uma participação de mercado global de 7% até 2030.