5 ações que podem desviar jovens do suicídio

5 ações que podem desviar jovens do suicídio

Segundo a psiquiatra Alexandrina Meleiro, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no Brasil, essa é a terceira causa de morte entre jovens, atrás apenas de acidentes e violência. Isso é alarmante!

 

Algumas ações são capazes de mudar essa estatística:

1- Apoio incondicional nos momentos de crise: Diante das dificuldades da vida, sejam elas quais forem os jovens precisam sentir-se seguros e o apoio dos pais ou responsáveis é fundamental. Também é importante a amizade, assim um bom pode ajudar muito nessas horas.

2- Espiritualização: Jovens criados em lares que possuem a preocupação com a espiritualização, independente de segmento religioso, são menos tendenciosos a uma ação radical contra a vida. A educação espiritual promove aceitação, fé e espírito de luta, sendo assim de grande relevância para afastar os jovens desse perigo.

3- Diálogo como fonte de entendimento: Para saber o que se passa com o jovem, o que ele pensa e apresenta sinais de que precisa de ajuda é preciso estar próximo e o meio disso é o diálogo. Ouvir com a intenção de compreender, abster-se de julgamentos e compartilhar sentimentos é a melhor maneira de estar junto.

4- Demonstração de amor: Jovens com inclinações negativas, depressivas e autodestrutivas têm baixa autoestima, não se sentem amados, valorizados e, muitas vezes, acreditam ser um estorvo na vida de todos. Os pais podem proteger os filhos dessas ideias deixando bem claro o quanto eles são importantes. Quando o adolescente se sente seguro e valorizado está mais protegido de inclinações contra a própria existência.

5- Busca de ajuda profissional: Não se podem relevar inclinações auto destruidoras, não acredite simplesmente que “isso passa” ou “é coisa da idade” ou pior que “adolescentes são mesmo aborrecentes“. Quem está apto a diagnosticar a necessidade de tratamento é um profissional habilitado, como um psicólogo, psicoterapeuta e psiquiatra.

Ouvir dizer que o índice de suicídio tem aumentado entre os jovens não pode apenas causar indignação, muito menos podemos ignorar isso acreditando que só acontece na família dos outros. Somos responsáveis por nossos jovens e temos o dever de mudar drasticamente essa situação.

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos e Master Coach

www.suelyburiasco.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *