Vereadores prestigiam troca de comando na Polícia Militar
Os vereadores da Câmara de Ponta Porã participaram na manhã de sexta-feira (01), da troca de comando na Polícia Militar de Ponta Porã. Assumiu essa unidade de policiamento o Tenente Coronel QOPM Édson Guardiano de Oliveira em substituição ao Tenente Coronel Santos Melo. O ato presidido pelo comandante da polícia no Estado, Coronel Marcos Paulo Gimenez foi realizado na sede do batalhão.
“Não poderíamos deixar de prestigiar esta solenidade da instituição que atua para garantir segurança da população de nosso município, como também dos Distritos de Nova Itamarati, Sanga Puitã e dos munícipios como Antônio João e Aral Moreira. Deixamos aqui o apoio ao novo comandante e também agradecemos ao coronel Santos Melo pelos serviços prestados à nossa Princesinha dos Ervais”, afirmou o presidente da Câmara, Vereador Vanderlei Avelino. “Sucesso ao coronel Édson Guardiano e que ele desenvolva um trabalho de excelência contribuindo para a segurança da população pontaporanense”, concluiu Vanderlei.
Os vereadores José Menino Júnior, Anny Espínola, Neli Abdulahad e Kamila Alvarenga acompanharam o presidente na solenidade.
O batalhão tem mais de 100 anos de atuação na fronteira. Sua história começa na década de 1920, quando era chamado de “Destacamento da Força Pública”. Em julho de 1930 a empresa Companhia Matte Laranjeira entregou o prédio histórico conhecido como “Castelinho” para sediar o Destacamento Policial. Posteriormente foi sede da Guarda territorial do então território federal de Ponta Porã, extinto em 1946. Até 1964 foi a Guarda Policial de Fronteira. Naquele ano se tornou a 4ª Companhia PM de Ponta Porã, Mato Grosso.
Em 1979, depois da criação do Estado de Mato Grosso do sul passou a ser chamada de 3ª Companhia Independente de Polícia Militar, ficando responsável pelo policiamento de todos os municípios da Região Sul Fronteira de MS. Em 27 de agosto de 1990, a 3ª Companhia foi elevada à categoria de 4º Batalhão de Polícia Militar.