Transição do outono ao inverno deve ser mais quente e menos chuvosa em MS

Pessoas caminham sem casaco pela Praça Ary Coelho, na Capital, após passagem da primeira frente fria do ano (Foto: Paulo Francis)
Previsão também indica neutralidade do El Niño no período

O fim do outono (maio e junho) e o início do inverno (junho e julho) devem ser menos chuvosos e mais quentes em comparação à média histórica vista no mesmo período em Mato Grosso do Sul. A transição entre as estações promete ser diferente este ano.
É o que indica a previsão para o trimestre maio, junho e julho do Cemtec (Centro Estadual de Monitoramento do Tempo e do Clima) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Grande parte de Mato Grosso do Sul e também o norte de Minas Gerais, o centro da Bahia, o sul de Tocantins, a divisa de Mato Grosso e Goiás, e o oeste de São Paulo devem ser as áreas mais afetadas pela precipitação abaixo da média.
As temperaturas mais elevadas do que o normal são esperadas em todo o país, segundo o Inmet, em especial nas regiões Norte e Nordeste, onde podem ultrapassar os 26 °C.
El Niño – Os efeitos do fenômeno climático, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, poderá ficar neutralizado no mesmo trimestre. Há 76% de chances de isso acontecer, segundo o Cemtec.
No segundo semestre do ano, há probabilidade da ocorrência de La Niña nos três meses que, ao contrário do El Niño, causa o resfriamento das águas do oceano. Fonte: Campo Grande News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *