Quem é Fabrícia Dias?
Empresária bem sucedida e atual presidente da ACEPP* é candidata a deputada estadual pelo PP**
Ela também deve integrar a Confederação das Associações Comerciais do Brasil
Fabrícia Dias (42) nasceu em Dourados, mas há 22 anos fixou residência em Ponta Porã, junto com seus pais. Filha de comerciantes, foi educada com base em princípios que fortaleceram seu caráter, sua abnegação, e seus conceitos de respeito e igualdade com as pessoas, em todos os sentidos (gênero, raça, religião, opinião e nível social). Já com 14 anos de idade começava a trabalhar para adquirir sua independência financeira.
Sua infância foi cercada de muito carinho e permanente acesso à educação. Assim como sua adolescência foi marcada pelo acúmulo de experiências e pela satisfação de curiosidades, já que nunca aceitou uma interrogação que não fosse seguida por uma exclamação, ou um ponto final, o que lhe garantiu uma grande conquista pessoal, gerando bagagem imperativa para se tornar uma empresária bem sucedida e uma lider classista respeitada e admirada pelos que acompanham sua gestão à frente da ACEPP (*Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã), cuja presidência ocupa pelo segundo mandato consecutivo.
Casada com Eribelton Freitas há 16 anos, é mãe dos gêmeos Miguel e Davi (11), consolidando, como a maioria das mulheres, uma qualidade ímpar de ser multifuncional. Dona de casa, esposa, mãe, empresária, líder associativista e, agora, ainda quer fazer mais: ser a primeira deputada estadual representando Ponta Porã e região e criando oportunidades de beneficiar municípios de todo o MS.
CANDIDATURA
Fabrícia não é o que se chama de “política profissional”. É “marinheira de primeira viagem”, mas tem conhecimento das necessidades comuns às pessoas (não só as daqui, como genericamente em todo o Brasil) e suas ideias, práticas e funcionais, podem ser colocadas em prática quando ocupar uma cadeira na ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
Convidada a se filiar ao Partido Progressista** (PP) pelo superintendente do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Cláudio Mendonça, e com o apoio da ex-ministra da Agricultura, a deputada federal Tereza Cristina (PP) (candidata ao Senado e líder isolada nas pesquisas) e do presidente da Faems (Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul), Alfredo Zamlutti Júnior, decidiu apresentar seu nome como candidata a deputada estadual, porque está convencida de que a fronteira precisa se fazer presente no topo das esferas políticas do Estado.
Destaque: Zamlutti acaba de convidar Fabrícia Dias para integrar a Confederação das Associações Comerciais do Brasil.
Além das metas tradicionais e obrigatórias, como saúde, educação, segurança e mobilidade, Fabrícia Dias tem três focos prioritários: o fortalecimento e a concretização da presença feminina no âmbito político e profissional; apoio e criação de instrumentos legais que solidifiquem a diversidade, sobretudo para oferecer paridade e igualdade a todas as pessoas, indiferentemente de gênero, credo e sexualidade; e regulamentar as atividades de canis e de abrigos para animais abandonados, com ênfase aos direitos já estabelecidos em prática, mas ainda não em lei.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
Sua gestão à frente da ACEPP merece a abertura de parêntesis: além de ampliar significativamente o número de empresas associadas e transformar a condição da agremiação para Organização Social, Fabrícia Dias idealizou e levou às ruas novas campanhas de vendas em datas pontuais, como Dias das Mães, Natal, entre outras, obtendo resultados positivos e de pleno sucesso tanto para a associação, como para os consumidores, mas principalmente para os lojistas participantes, já que era prioridade a recuperação financeira do comércio, vítima maculada pelos efeitos da pandemia da Covid-19. Firmou importantes parcerias para fortalecer a economia de Ponta Porã: Prefeitura Municipal, Senac, Sebrae, 11º RC Mec, Faems, Instituto Federal de MS, entre outras, e Câmara de Indústria e Comércio de Pedro Juan Caballero, junto à qual vai reediar a Black Friday, programada para setembro próximo.
OUTRAS AÇÕES E EVENTOS
– Em 2013 realizou o 1° Encontro de Socialização Pet de Ponta Porã;
– Em 2021 recebeu o título de Cidadã Pontaporanense da Câmara Municipal de Ponta Porã;
– É membro atuante no Planejamento do Ecossistema de Inovação de Ponta Porã;
– É membro atuante do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Porã;
– Participou do evento de descerramento de placa de inauguração CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão);
– Em janeiro de 2021 foi entrevistada pela CNN Brasil (series Originais Fronteiras do Brasil);
– Em maio desse ano participou da solenidade de assinatura do programa Cidade Empreendedora, na sede do Sebrae em Campo grande;
– Ainda em maio último, participou da solenidade de abertura da feira Agrotech Ponta Porã;
– Em março de 2022 recebeu, pelo 3° ano consecutivo, o prêmio Mulher Notável da Fronteira;
– No mesmo mês concedeu entrevista ao programa Brilhando da Rede TV (tema: Mulheres à Frente do Seu Mundo);
– Em janeiro desse ano participou do evento alusivo aos 50 anos do Sebrae;
– Em 2021 realizou o 2° Encontro de Socialização de Pets da Fronteira;
– Em janeiro de 2021 inaugurou a 1° boutique pet de Ponta Porã;
– Em novembro de 2019 recebeu a Medalha Marechal Dutra pela dedicação e relevantes serviços prestados ao 11° RC Mec, sendo a única mulher a ser homenageada;
– No período de pandemia foi idealizadora de campanhas de fortalecimento do comércio;
– Em julho de 2021 idealizou e executou, junto com Secretaria de Saúde de Ponta Porã, a campanha informativa Empresa 100% Segura;
– Em dezembro de 2021 recebeu da Câmara Municipal de Ponta Porã a homenagem “Mulher Internacional”, pelos serviços prestados à comunidade fronteiriça;
– Em junho de 2020 idealizou a campanha de fortalecimento do comércio: “Mora Aqui, Compra Aqui!”;
– Em maio de 2019 ministrou cursos gratuitamente de artesanato a mulheres em situações de vulnerabilidade pelo FAC (Fundo de Apoio à Comunidade);
– Também em março de 2019, participou do descerramento da placa do selo alusivo ao centenário do 11º RC Mec;
– Ao lado do marido Eribelton, é proprietária da Pet Dog, inaugurada em 2009 e da clínica para pets, aberta em 2017.
Sua opinião diante da necessidade de participar da vida pública é a de que “precisamos de líderes com novas práticas, novas ideias, novos valores e novo comportamento”.
(Assessoria de Comunicação)