Primeira reunião da Corregedoria do TJMS no interior aconteceu na Subseção de Ponta Porã
Na manhã de segunda-feira (21), o Corregedor-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de MS, Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, acompanhado do Juiz-Auxiliar da Corregedoria, César Castilho Marques, se reuniu com a Diretoria da 5ª Subseção Ponta Porã e com o Secretário-Geral e Corregedor-Geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral.
A pauta foi a aproximação das instituições, principalmente no interior, ouvindo a advocacia local, de modo a efetivamente prestar a atividade jurisdicional.
O Secretário-Geral da OAB/MS, Luiz Renê, enalteceu a importância do trabalho iniciado pelo Desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, repassando junto com a Diretoria da 5ª Subseção as demandas da advocacia local advindas da Caravana de Prerrogativas realizada pela Seccional em Ponta Porã no último dia 26.01.
Na oportunidade foram apresentados em números os desafios a se enfrentar pelo TJMS buscando alcançar, em Ponta Porã, a efetiva prestação jurisdicional, como a necessidade urgente de lotação de novos magistrados, ainda que na condição de substitutos, bem como da designação de analistas judiciários advindos do recente concurso aberto pelo TJMS para que assim possa remediar a sobrecarga de trabalho e a demora na solução de conflitos.
O Presidente da Subseção de Ponta Porã, Arilthon Andrade, também registrou a importância da reunião, agradecendo a oportunidade de expor os problemas da advocacia local para o Corregedor-Geral de Justiça, lembrando que tanto o Desembargador Luiz Tadeu quanto o Juiz-Auxiliar César Marques são originários do interior do Estado, conhecedores da realidade local, tendo o primeiro, inclusive, advogado por décadas na grande Dourados.
A reunião contou também com a presença dos Conselheiros Seccionais, Nina Negri Schneider e Arnaldo Escobar, bem como dos Diretores Subseccionais Laura Melo (Vice-Presidente), Jucimara Melo (Secretária-Geral Adjunta) e Rodrigo Santana (Diretor-Tesoureiro).