Informe JN

J. N. Oliveira
ELEIÇÃO
*A discussão no momento aqui em Ponta Porã é sobre a eleição de prefeito e de vereadores. Tudo indica que a eleição de prefeito está praticamente definida, em razão do envolvimento de líderes políticos (governo, deputados e outros manda-chuvas se comprometendo com a eleição de Eduardo Campos). Se alguma coisa mudou nessa composição será pouca coisa. O esquema já está praticamente montado.

*A grande dúvida no momento é a escolha do vice-prefeito. Vários nomes estão disputando essa vaga, embora a figura do ex-secretário de Saúde do Munícipio, Patrick Derzi, seja o favorito perseguido de perto pela vereadora Lurdes Monteiro. Podem esperar: a partir do mês de junho a disputa vai ferver.

*Ultimamente o quadro está praticamente definido: Eduardo Campos- Patrick Derzi já estacionam com os pés dentro da Prefeitura e com ternos prontos para a posse. O PT contesta: o vereador Edinho Quintana, que ainda não tem o vice definido totalmente, pode acabar com a alegria de muita gente feliz.

*Estranha a atitude do PL do Bolsonaro que não quer apresentar candidato para disputar a eleição para a Prefeitura de Ponta Porã. Será que o Partido Liberal do Bolsonaro vai apoiar o Eduardo Campos ou o Edinho Quintana? A política é uma fonte de surpresas.

*Falar em chuva, tem gente que frequenta diariamente os bancos aqui em Ponta Porã que estão reclamando da volta das motos e motocas para a porta dos bancos, dificultando a passagem das pessoas que estão atrás de um trocado. O dinheiro atrai as pessoas e os motoqueiros também…

*Será que as ruas da nossa cidade ficarão prontas e saudáveis até as eleições? Elas fazem parte do futuro de Ponta Porã.

* Em NOVA YORK
Riedel destaca potencialidade da economia de MS. Doria, Riedel e Longen durante evento com empresários em NY: Estado quer atrair investimentos e diversificar economia, entre as informações repassadas a empresários, o governador mencionou PPP (parceria público privada) para levar internet por fibra ótica aos 79 municípios do Estado, a ampliação da rede de esgoto chegando a 70% e previsão de universalização em quatro anos e aprevisão de obter o repasse da União das BRs-262 e 267 para um projeto de concessão junto com a MS-040, todas no lado leste.

* HIV e sífilis
No Rio Grande do Sul, gestantes e seus parceiros sexuais, além de pessoas com sinais ou sintomas de infecções sexualmente transmissíveis (IST), terão prioridade na realização de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. A determinação consta em nota técnica do Ministério da Saúde com orientações emergenciais sobre as enchentes que atingem municípios gaúchos.RS: gestantes terão prioridade para testagem de HIV e sífilis RS: gestantes terão prioridade para testagem de HIV e sífilis. Ainda de acordo com as orientações, a falta de documentação, comum em locais atingidos por desastres naturais, não impedirá a realização de testagem rápida e de exames laboratoriais para IST.

* Leitão Vida
Case de sucesso na suinocultura Programa Leitão Vida repassou R$ 59 milhões aos produtores de MS. O programa Leitão Vida, uma das políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Governo do Estado, conduzido pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) é o retrato de um case de sucesso da suinocultura estadual. Uma atividade forte, próspera, e que permitiu a produção de mais de 3 milhões de animais abatidos em 2023. O programa, que conta atualmente com 274 estabelecimentos cadastrados. “O crescimento da suinocultura de MS é fruto de um trabalho integrado entre todos que se uniram em prol da sustentabilidade e tecnologia.

* ABANDONO DE INCAPAZ
Criança de 8 anos é largada à beira de estrada, e casal é investigado por tentativa de abandono de incapaz. O casal em um carro preto deixou criança de oito anos em trecho de rodovia de Trairi. Os dois já foram identificados e o Conselho Tutelar da cidade deverá encaminhar a criança para um órgão público. O casal tentou abandonar a criança em duas oportunidades, segundo testemunhas. Na primeira tentativa, eles estacionaram o carro preto na frente de uma escola técnica e deixaram a criança na calçada. O vigilante da escola testemunhou o caso e fez com que o casal retornasse e pegasse a criança.
Minutos depois, o casal deixou a criança em outro local, desta vez, numa rotatória. Moradores viram a cena e fizeram o registro da ação. Em seguida, o casal retornou e pegou novamente a criança.

J. N. Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *