CTG realizou jantar no Dia do Gaúcho
CTG Querência da Saudade recebeu integrantes em sua secretaria
O CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Querência da Saudade realizou na última quarta-feira, 20, um suculento jantar em homenagem ao Dia do Gaúcho. O jantar encerrou as comemorações da Semana Farroupilha em Ponta Porã.
Durante a Semana Farroupilha várias atividades foram realizadas pelo CTG de Ponta Porã, entre elas, a Missa Crioula na Capela Nossa Senhora de Aparecida. E o grande baile com o grupo Surungo Bueno, realizado no Galpão Crioulo da entidade. No jantar do Dia do Gaúcho na secretaria do clube, Cleci Cherin, ex-patroa e mãe do atual Patrão João Cherin, contou para os presentes, um pouco da gloriosa história do CTG Querência da Saudade, além de declamar para o público presente.
SEMANA FARROUPILHA – As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis do Brasil, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.
A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.
A festa cívica da Semana Farroupilha surgiu quando oito jovens, entre os dias 07 e 20 de Setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilho em Porto Alegre, realizaram a primeira “Ronda Crioula”. Estes jovens retiraram uma centelha de chama da Pátria, à meia-noite do dia 07 de Setembro, a colocaram em um candeeiro e saíram em desfile pelas ruas de Porto Alegre carregando aquela fagulha e realizaram a primeira guarda de honra da “Chama Crioula”. A Semana Farroupilha tem por objetivo promover atividades culturais que aumentam o conhecimento das tradições gaúchas como hospitalidade, coragem, nativismo, apego aos usos e costumes e o cavalheirismo.