Conheça diversas possibilidades de preparo da costelinha
Considerada um dos cortes mais nobres da carne suína, a costelinha de porco é saudável e de preparo bastante versátil – Reprodução/ Pixabay
Então, por que não consumir com mais frequência esse corte delicioso da carne suína que é a costelinha de porco? Confira, a seguir, diversos acompanhamentos para a costelinha de porco e a melhor forma de prepará-los.
Para arrematar esse verdadeiro brainstorm gastronômico, aprenda a fazer uma receita da costelinha suína que leva milho, páprica e tomate-cereja.
Para as medidas da sugestão de hoje, você vai gastar mais ou menos uma hora e meia para um rendimento de quatro porções. E viva a costelinha!
Arroz e purês
Ao procurar um bom acompanhamento para a costelinha de porco, o arroz e o purê não podem ser deixados de lado: são bases gostosas que vão complementar seu prato.
Veja como os dois itens podem ser bons amigos da costelinha suína.
- Arroz à grega: a tradicional receita de arroz à grega feita com pimentão, cenouras e uva-passa. Um prato colorido para acompanhar a costelinha de porco.
- Purê de abóbora: um purê cremoso de abóbora que fica uma delícia acompanhando carnes, principalmente a de porco.
- Arroz com laranja: para aqueles que preferem os sabores mais agridoces, essa é a receita de arroz ideal e fica ainda melhor com uma costelinha coberta no molho honey.
- Purê de couve-flor: esse purê cremoso vai oferecer um sabor distinto à sua refeição. Vale a pena conferir.
- Arroz ao vinho branco: fácil de preparar e com um sabor sofisticado, esse arroz ao vinho branco é uma delícia que combina muito com uma boa costelinha feita no vinho.
- Purê de cenoura: um purê cremoso feito com cenouras, manteiga, leite, cebolinha e caldo de legumes.
- Arroz com lentilha: nozes carameladas, bacon em cubos e lentilha cozida são alguns dos ingredientes que fazem desse arroz uma receita tão gostosa.
- Purê de batatas com alho: um ótimo acompanhamento para a costelinha de porco, esse purê tradicional de batatas conta com o sabor adicional e os nutrientes do alho.
- Arroz com amêndoas e passas: a crocância das amêndoas e o sabor agridoce das passas fazem dessa receita uma boa escolha de acompanhamento para a costelinha de porco.
- Purê de inhame: um purê de inhame supercremoso é repleto de sabor e de nutrição.
Batata e mandioca
Receitas que levam batata ou mandioca também costumam ser populares quando falamos de acompanhamentos para costelinha de porco, pois são sabores complementares que enriquecem o gosto da carne suína.
Veja a seguir receitas de acompanhamentos com batata e mandioca.
- Mandioca frita: uma das primeiras coisas que costuma vir à mente quando pensamos em acompanhamento para costelinha de porco é a mandioca. Precisa de argumento melhor?
- Batata em conserva: essas batatas bolinhas bem temperadas e armazenadas em conserva são uma forma simples e prática de obter um acompanhamento para a costelinha.
- Rocambole de mandioca com carne-seca: um acompanhamento diferente, essa receita consiste em um rocambole feito de mandioca e recheado com carne-seca.
- Mix de batatas: combinando batatas comuns e batata-doce, essa receita aromática ainda leva alecrim e alho.
- Costela com mandioca: uma receita de forno que é um bom exemplo de como essa combinação fica deliciosa, mesmo usando ingredientes simples.
- Batatas laminadas: uma batata que se divide em camadas, essa receita se destaca pela textura deliciosa da batata assada em fatias.
- Refogado de mandioca e carne-seca: a mandioca cozida também é uma forma maravilhosa de consumir esse alimento. Que tal experimentar esse refogado com carne seca?
- Batata delícia: a verdadeira definição de batata crocante por fora e macia por dentro, essa receita vale muito a pena experimentar.
- Mandioca ao forno com queijo meia cura: uma receita muito fácil de preparar. A mandioca e o queijo meia cura se complementam em sabor, formando um bom acompanhamento para qualquer prato.
- Batata-doce frita: chips de batata-doce, perfeitos para quem gosta de crocância e de sabor agridoce.
Legumes e saladas
Saladas e legumes são fontes de nutrição que não podem faltar em qualquer refeição, não é mesmo?
Acompanhe esse rol de sugestões de receitas saborosas e nutritivas para utilizar como acompanhamento para a costelinha suína.
- Salada de conchas e palmito: uma salada com macarrão tipo concha, recheado com palmito, abobrinha e iogurte natural.
- Trouxinhas de couve recheadas: repleta de cores e sabores, essas trouxinhas de couve são recheadas com peito de peru, pimentão, palmito, ricota e curry, tudo acompanhado de um bom molho de beterraba.
- Gratinado de couve-flor: couve-flor e queijo é uma combinação muito gostosa. Tente uma receita com iogurte natural, leite, queijo branco e queijo parmesão ralado.
- Farofa rápida de beterraba: que tal uma farofa de beterraba para acompanhar a textura macia e molhadinha da costelinha de porco?
- Salada de nhoque com rúcula, tomates, erva-doce e lentilhas: as massas caem muito bem como acompanhamento para a costelinha. Vai ainda melhor com molho pesto e, se possível, com batatas menos úmidas.
- Salada de repolho: a coleslaw, como se chama em inglês essa salada, é um acompanhamento tradicional para a costelinha de porco. A salada de repolho é refrescante e levemente cítrica.
- Palmito: oriundo da pupunha e de outras palmeiras, o palmito sempre rende uma salada com sabor e aroma únicos.
- Suflê de couve-flor e escarola: um suflê à base dos dois itens pode surpreender como acompanhamento para a costelinha de porco.
- Quiche de brócolis: uma quiche também é uma boa opção de receita com legumes para servir de acompanhamento – nesta opção, contando com todos os nutrientes do brócolis.
Molhos
Um bom molho é capaz de modificar totalmente sua experiência ao comer.
Oferecendo suculência, sabor e refrescância, os molhos a seguir são a escolha ideal de acompanhamento para a costelinha de porco.
- Costelinha de porco ao molho barbecue: o barbecue caseiro é o acompanhamento perfeito para cobrir toda a sua costelinha de porco e garantir que ela esteja bem temperada.
- Molho honey: para os amantes de sabores agridoces, o molho de mel é perfeito como acompanhamento para a costelinha.
- Molho mostarda: muito simples de fazer, o molho de mostarda oferece um sabor mais cítrico para sua receita.
- De mostarda e mel: e que tal combinar mostarda e mel para uma receita de molho deliciosa? Eis é um clássico que supera as expectativas.
- Tártaro: o molho tártaro, apesar de ser muito utilizado em peixes e aves, também vai bem com outros tipos de carnes, como a suína.
- De pimenta caseiro: para quem gosta de receitas mais picantes, complementar a costelinha com algumas colheres de molho de pimenta pode ser uma delícia.
- Molho de maracujá: agridoce e levemente cítrico, o maracujá no molho é perfeito para quem quiser variar nos sabores e nos temperos.
- Molho de limão, parmesão e manjericão: três itens que se unem de forma harmoniosa no molho feito com iogurte natural.
- Molho da mama: o tradicional molho de tomate não poderia faltar, não é mesmo?
- Molho cremoso de alho e manjericão: o alho é um ingrediente maravilhoso para temperar qualquer carne, enquanto o manjericão oferece um aspecto mais aromático para a receita. Mais uma boa opção de molho cremoso para acompanhar a costelinha de porco. (Com Assessorias)
Costelinha com milho-verde
Ingredientes
- 1 kg de costelinha de porco picada;
- 3 dentes de alho picados;
- 2 colheres (café) de páprica doce;
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- ½ colher (café) de pimenta-do-reino;
- 3 colheres (sopa) de óleo;
- 3 espigas de milho-verde
- cortadas em pedaços;
- 80 gramas de cebolas em pétalas;
- 1 litro de água;
- 6 tomates-cereja;
- 1 colher de sopa de cheiro-verde.
Modo de Preparo
Primeiramente, tempere as costelinhas de porco com o alho, o sal, a pimenta-do-reino e o óleo.
Em fogo baixo, adicione as costelinhas, coloque metade da água, tampe a panela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, aos poucos, até secar toda a água da carne.
Quando secar e começar a pegar coloração, continue misturando até que a carne fique dourada e acrescente o milho-verde e o restante da água.
Misture tudo e deixe cozinhar novamente até que o milho fique cozido e a carne macia. Deixe secar e, se for necessário, adicione mais água para terminar o cozimento do milho.
Quando estiver quase seco, adicione as cebolas em pétalas e os tomates-cereja. Para a montagem, em um refratário médio, adicione as costelinhas e os milhos. Se preferir, salpique cheiro-verde ou alecrim para decorar.