Câmara Municipal cria lei que contempla crianças autistas matriculadas nas escolas de Ponta Porã
Vereadores aprovaram por unanimidade projeto que acaba com som alto de sirenes nas escolas da rede municipal
Os vereadores e vereadoras de Ponta Porã manifestaram publicamente apoio e voto favorável a um dos mais importantes projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Ponta Porã: o que prevê a substituição dos sinais sonoros nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
O projeto, de autoria da Vereadora Neli Abdulahad, prevê a troca da sirene nas escolas municipais, por outros sons, como musicais, por exemplo. A medida vai beneficiar, de imediato, cerca de 300 crianças que frequentam nos estabelecimentos de ensino mantidos pela Prefeitura.
O assunto foi tratado na sessão ordinária de terça-feira, 20 de fevereiro, na Câmara Municipal de Ponta Porã. Com anuência dos parlamentares, o Presidente Agnaldo Miudinho, convidou a Presidente da Associação dos Autistas de Ponta Porã, Vanessa dos Santos Costa Marques, para utilizar a Tribuna Livre e defender o projeto de lei.
Segundo ela, a iniciativa da Vereadora Neli tem grande importância, na medida em que demonstra a empatia com as crianças autistas que frequentam, as aulas. “O sinal sonoro que demarca os horários de entrada, saída e intervalo das aulas, causa um transtorno enorme nas crianças. Tenho um filho e sei o que é isso. O Vereador Edevaldo Mattoso Barbosa também tem filho autista e sabe do que estou falando. Só quem passa por isso, entende a importância deste projeto. E agradeço muito aos vereadores por estarem tratando deste tema e que vão criar esta lei, tão necessária. Temos mais de 270 crianças autistas em nossas escolas. Nas escolas estaduais já tem a lei. E agora o município também terá. Agradeço pelo apoio”, declarou.
O Presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Miudinho, acompanhado pelos demais colegas, destacou a importância da aprovação do projeto de lei discutido na Casa. “Trata-se de uma matéria de grande interesse social. Neste sentido, posso garantir que todos os 17 parlamentares que compõem esta Casa de Leis, vão apoiar e votar favoravelmente”.
O Projeto de Lei foi apreciado em regime de urgência especial e foi aprovado por unanimidade. A votação ocorrida no Plenário Isaac Borges Capilé, foi acompanhada pela diretoria da Associação dos Autistas de Ponta Porã, profissionais que atuam nas escolas e familiares dos alunos beneficiados diretamente pela lei criada na Câmara Municipal. Os vereadores foram aplaudidos pelos presentes após a votação.
Durante a sessão, os parlamentares também debateram temas de grande interesse da população fronteiriça. Eles apresentaram ainda cerca de 40 indicações, solicitando obras e serviços para atender as demandas de diversos setores, como infraestrutura, saúde e educação.