Bastidores da Politica – Por Laureano Secundo

O futuro
A disputa eleitoral de 2026 tem duas futuras disputas que já devem ter forte influência nas articulações que estão em andamento de 2028 e a de 2030. Como tanto a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes quanto o atual governador Eduardo Riedel (este último, se for reeleito) estarão fora da disputa, então já tem gente com plano de voo preparado com escala na disputa do próximo ano.
Mais votados
Os deputados estaduais, federais e até mesmo senadores que obtiverem expressivas votações na Capital em 2026 já devem se qualificar para a sucessão de Adriane Lopes em 2028. No caso de 2030, vale o mesmo raciocínio caso Eduardo Riedel ganhei mais quatro anos de mandato. Em caso de derrota do atual governador, a situação muda de figura, cabendo uma recomposição das forças que devem apoiar a sua permanência no cargo.
MDB
O fator Simone Tebet, com o impulso do presidente Lula, começa a assustar muita gente na disputa estadual. Como a ministra já disse que vai cumprir missão, então absolutamente bruxo permanece em aberto.
Sem interessados
Por enquanto, não há interessados em assumir o comando regional do PSDB em Mato Grosso do Sul, pois como dificilmente o partido conseguirá montar uma chapa forte, a debandada está em andamento.
Direita com D de Delcídio
Com o PRD sob seu comando e cotando com a federação nacional, pode ter ainda o Solidariedade, Avante e o Democracia Cristã já faz, o senador Delcídio Amaral sonha em atrair Marcos Pollon e Capitão Contar para comporem uma chapa de extrema-direita.
Espera
Por enquanto, a senadora Tereza Cristina espera pela resposta do Capitão Contar para definir o candidato do PP ao Senado. Ele é plano A, só depois é que buscará um plano B.
TCE
A aposentadoria do conselheiro Jerson Domingos e a aprovação do substituto será em ritmo acelerado para evitar acidentes de percurso.
Briga
Continua complicada a disputa pela vaga de representante de Ponta Porã na Assembleia Legislativa, pois a primeira dama Paula Campos e o ex-prefeito Hélio Peluffo já estão em pré-campanha e existe a Deus confiança de que não há vaga para dois.