BASTIDORES DA POLÍTICA (Por Laureano Secundo)
Efeito manada
Após o segundo turno totalmente inesperado entre Capitão Contar e Eduardo Riedel muita gente parece estar começando a acreditar numa repetição de 1998 quando Zeca do PT chegou ao segundo turno e acabou derrotando Ricardo Bacha do MDB.
Melancólico
A situação mais delicada após resultado final do primeiro turno ficou pra a Família Trad pois o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad acabou terminando o pleito em 5º lugar com menos de 10% e seu irmão Fábio Trad não se reelegeu para a Câmara Federal e o seu sobrinho o vereador Otávio Trad não conquistou a vaga na Assembleia Legislativa.
Pouca renovação
Apenas sete novos deputados foram eleitos para a Assembleia Legislativa e a maioria dos atuas parlamentares que tentaram a reeleição acabaram obtendo sucesso. Mesmo entre os novos existem alguns que já foram deputados como é o caso de Junior Mocchi.
Surpresa
A grande surpresa na votação para deputado federal ficou por conta do bolsonarista Marcos Polon que obteve mais de 100 mil votos e ainda na eleição federal a vereadora Camila Jara também surpreendeu com a votação expressiva que acabou assegurando uma segunda vaga para o PT.
Campeã
Já a eleição da ex-ministra Teresa Cristina para o senado não trouxe nenhuma surpresa e até superou as expectativas ao superar 61% dos votos válidos deixando muito para trás Luiz Henrique Mandetta. Já o ex-juiz Odilon de Oliveira naufragou juntamente com Marquinhos Trad.
Aposentado
O ex-governador André Puccinelli também parece ter confirmado a sua aposentadoria política ao terminar em terceiro lugar bem atrás de Eduardo Riedel. O desempenho de Puccinelli ficou muito aquém das suas expectativas.