Bastidores da Política

Bastidores da Política
Laureno Secundo

Por: Laureano Secundo

Esperando na janela
Na próxima semana será aberta a chamada janela eleitoral, período que os políticos que tem mandato podem trocar de partido ou aqueles que ocupam cargos comissionados têm que pedir exoneração para poderem concorrer na eleição para prefeito e vereador. A movimentação que já era intensas desde o início do ano fica ainda maior sendo que nos 79 municípios o troca-troca de partido deve ser bem grande pois todos que pretendem concorrer terão que estar filiados a uma sigla até o dia 5 de abril.

Rejeição
A rejeição a possibilidade de apoio do PL estadual à candidatura de Adriane Lopes é muito grande e começa a se estender a Senadora Tereza Cristina. As principais lideranças do partido já manifestam esse posicionamento mesmo quando o ex-presidente Jair Bolsonaro toca no assunto.

Desistindo
O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, vereador Carlão Borges já anunciou o seu plano A é tentar a reeleição. Pelo PSB ele não deverá ser candidato e mesmo a vice as possibilidades de aceitar um convite começam a ficar bem reduzidas pois pelo PSDB dificilmente é conseguirá.

Favorito
Agora que já anunciou nos bastidores que não deverá concorrer à prefeitura, o deputado Lucas Lima passou a subir de cotação para vice e um dos convites que recebeu foi indo pré-candidato do PSDB, deputado federal Beto Pereira. Lucas no entanto disse que uma definição a esse respeito ficará para o mês de junho.

Guardar lugar
Rose Modesto para aceitar a “missão” de ser candidata a prefeita de Campo Grande quer ter a garantia de que possa deixar na superintendência da Sudeco alguém da sua confiança e de que, casos venha a perder o pleito possa retomar o cargo. Pouca gente acredita que possa ser atendida e que essa promessa venha a ser cumprida, caso lhe seja feita.

Avante
O deputado estadual Lídio Lopes começa a assumir o controle do Avante, mesmo ainda não estando filiado a sigla é para lá que tem direcionado parte dos políticos ligados ao seu grupo que estava no Patriota e que teve que deixar a sigla após a fusão com o PTB que passou a ser controlado pelo ex-senador Delcídio Amaral.
Caravina
Apesar de integrar o PSDB, o deputado Pedro Caravina está com o controle do Podemos, partido que recebeu recentemente a filiação da senadora Soraya Tronick. Todos os interessados em assinar d ficha do partido têm que passar pelo seu crivo.

Bolsonaristas comemora demonstração de força do ex-presidente em ato na Avenida Paulista
Bolsonaristas de Mato Grosso do Sul consideraram o ato deste domingo como uma demonstração de força do grupo político que apoia o ex-presidente e isso pode se traduzir no resultado das urnas em outubro. “Aceitei o convite prontamente para juntar aos milhares de brasileiros, em prol da nossa democracia, da nossa liberdade e também dos valores cristãos”. A prefeita fez questão de destacar que o ato foi pacífico e ressalta que serviu para ressaltar o seu posicionamento político, afirmou a prefeita que esteve na manifestação ao lado do marido, o deputado estadual Lídio
Lopes
Outro político que comemorou o sucesso da manifestação foi o deputado estadual João Henrique Catan que disse que a pauta que a era a realização de um ato pacífico foi cumprida plenamente. “Foi um ato pelo estado democrático de direito, liberdade, família e futuro do Brasil”, destacou o parlamentar que aproveitou para reafirma que o Bolsonarismo está vivo e deve mostrar sua força nas próximas eleições.
“Lutamos pela liberdade e pelo Estado Democrático de Direito, almejando um Brasil melhor para todos. Este foi, sem dúvida, um evento histórico, marcado pela paz e pela ordem. Estamos ao lado de Bolsonaro”, destacou o deputado. Coronel David fez questão de destacar que sempre esteve ao lado do ex-presidente, que no ato deste domingo demonstrou ser a grande liderança da direita no Brasil.
Bolsonaro
Em seu discurso na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo (dia 25), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) citou a carreira no Exército e lembrou do tempo que serviu na unidade militar de Nioaque”. A ministra da Agricultura na sua gestão e atual senadora Tereza Cristina (PP), que não compareceu ao ato alegando ter marcado uma cirurgia, foi citada pelo ex-presidente durante o seu discurso.
O propósito do evento foi respaldar o presidente de honra do PL (Partido Liberal) contra a acusação de Golpe de Estado, relacionada aos acontecimentos tumultuados em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023. Ele estendeu uma bandeira de Israel e entoou o hino nacional junto aos presentes.
Rose deve anunciar candidatura à prefeitura da Capital em 15 dias
“Dentro de 15 dias tomo a decisão sobre a candidatura à prefeitura de Campo Grande”. Esta foi afirmação da Rose Modesto superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) sobre a possibilidade de se desincompatibilizar no órgão que comanda atualmente para disputar a eleição na Capital. Dentre outras condições Rose afirma que pretende assegurar que em seu lugar fique uma pessoa que dê continuidade ao trabalho que desenvolveu até agora.
“União Brasil encomendou uma rodada de pesquisas para saber em quais capitais tem condições de ter candidatura encabeçando a chapa e de antemão já sabemos que que em Campo Grande meu nome aparece liderando a corrida para prefeitura”, afirmou Rose Modesto. Essa pesquisa deverá estar nas mãos do partido já nas primeiras semanas de março e aí a decisão deverá ser tomada para até o dia 7 de abril possa acontecer a desincompatibilização.
“Tudo precisa ser definido com uma certa antecedência pois temos que concluir algumas ações que já estão em fase final e também deixar tudo devidamente organizado para quem vier a assumir em meu lugar”. Disse Rose Modesto fazendo questão de ressaltar espera deixar como principal marca da sua passagem à frente da Sudeco a ênfase que o órgão tem dado para o apoio à micro e pequena empresa e o fomento a atividade empresarial.
Alianças
Com relação a alianças que poderia fazer para a disputa eleitoral Rose Modesto destacou que estaria na hora de focar na cidade em direita ou esquerda pois há problemas em Campo Grande de existem há muitas décadas e que só podem ser solucionados com União de forças. “Eu vou conversar com todos os segmentos de direita, de esquerda e de centro para unir todos em torno de um projeto para Campo Grande”, afirmou Rose Modesto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *