Conheça o Skoda Fabia Rally2, primo casca grossa do Volkswagen Polo
Versão utilizada no Mundial de Rali tem 291 cv de potência, velocidade máxima limitada a 200 km/h e alguns aparatos que melhoram a aerodinâmica
Por AutoPapo
A Skoda é uma das marcas que está sob o guarda-chuva do grupo VW e, por isso, alguns de seus veículos compartilham plataforma com carros da marca alemã. Um exemplo disso é a nova geração do Fabia Rally2, carro da empresa tcheca que vai disputar a próxima temporada do Campeonato Mundial de Rali da FIA (WRC), que utiliza a plataforma MQB, também presente no Volkswagen Polo.
Após um longo período de desenvolvimento a Skoda finalmente mostrou o Fabia Rally2, que chega com um pacote aerodinâmico robusto, melhorias de manuseio e um motor recém-desenvolvido. No entanto, essa versão esportiva não será homologada para as ruas.
As diferenças do Skoda Fabia Rally2 em relação ao convencional são perceptívies, logo de cara, na estética. Afinal, o esportivo precisa de aparatos aerodinâmicos que melhoram sua performance. Por isso, as mudanças estão nos pára-lamas dianteiros e traseiros largos, no para-choque dianteiro mais profundo e com difusor, capô ventilado, abertura no teto, saias laterais e um aerofólio traseiro de tamanho considerável.
Esses upgrades na aerodinâmica deixaram o carro com um visual mais agressivo e agora ele é capaz de gerar quase o dobro de downforce quando comparado à versão antiga. No entanto, componentes aerodinâmicos ativos, como as grades ativas que estão na versão de rua, não estão no Fabia Rally2, pois são vetados pelo regulamento do Campeonato Mundial de Rali.
Especificações Skoda Fabia Rally2
Debaixo do capô está um motor 1.6 turbo de 4 cilindros baseado no 2.0 TSI dos modelos de produção Skoda RS. A propulsão oferece 291 cv e 43,8 kgfm de torque. A potência é entregue nas quatro rodas que são acopladas a um câmbio sequencial de cinco velocidades.
A Skoda não divulgou o quão rápido o Fabia Rally2 pode ir de 0 a 100 km/h. No entanto, sua velocidade é limitada a 200 km/h por causa da curta relação de transmissão.
A suspensão tem suportes MacPherson com curso mais longo e são configuradas para que seu trabalho seja otimizado em cada etapa do WRC. A configuração de frenagem também pode variar de acordo com o terreno, com os discos de freio ventilados internamente medindo 355 mm (14 polegadas) na frente e 300 mm (11,8 polegadas) no asfalto ou 300 mm (11,8 polegadas) ao redor no cascalho.