27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) é uma data comemorativa que tem como objetivo ressaltar a importância dessa atividade. Sua celebração ocorre há mais de três décadas
O Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro. Ele foi criado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado pela primeira vez em 1980. O objetivo dessa data é ressaltar a importância social, cultural e econômica do turismo. Além de contribuir com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, o turismo é importante para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais.
Origem do Dia Mundial do Turismo
O Dia Mundial do Turismo foi estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas, e a sua celebração teve início no ano de 1980. O dia 27 de setembro foi escolhido por representar a data de adoção do Estatuto da Organização Mundial do Turismo, que se deu dez anos antes, em 27 de setembro 1970.
A decisão foi tomada no âmbito da terceira reunião da Assembleia Geral da OMT, que aconteceu na cidade de Torremolinos, na Espanha, no ano de 1979. De acordo com a própria organização, além dessa data marcar o aniversário do principal documento balizador das atividades da OMT, ela é significativa por indicar o final da alta temporada de turismo no Hemisfério Norte e também o início da alta temporada no Hemisfério Sul.
Qual o objetivo do Dia Mundial do Turismo?
O objetivo do Dia Mundial do Turismo é ressaltar a importância dessa atividade em seus mais diferenciados aspectos sociais, culturais e econômicos. Mais recentemente, discute-se também o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, todos os anos, a OMT leva atenção a um tema específico, com o intuito de explorar as diversas facetas do turismo e a sua relevância no mundo atual.
Para que possamos ter uma dimensão de como as atividades associadas ao turismo reverberam na vida cotidiana, no desenvolvimento econômico de uma determinada localidade e sobretudo na natureza, basta vermos alguns dos últimos temas atribuídos ao Dia Mundial do Turismo:
Crescimento inclusivo (2021); Desenvolvimento rural (2020); Geração de empregos (2019); Sustentabilidade e transformação digital (2018); Turismo sustentável e desenvolvimento (2017); Acessibilidade universal (2016); Desenvolvimento comunitário (2015); Turismo e a água: proteção do nosso futuro em comum (2014); Energia sustentável (2013).
Importância do turismo
O turismo é considerado uma atividade econômica alocada no setor terciário da economia. Estudos recentes mostram como essa prática tem ganhado cada vez mais espaço nas economias locais, uma vez que o turismo envolve tanto os estabelecimentos e serviços diretamente associados a ele, como de hotelaria e transporte, quanto outras cadeias produtivas e de serviços locais, a exemplo de restaurantes e lojas. Sendo assim, o turismo é muito importante para a geração de receita para uma determinada localidade, movimentando diversos setores e atividades da economia, além de contribuir com a geração de empregos.
A importância do turismo reside também na conservação de espaços e monumentos históricos e na criação de infraestrutura física e realização de melhorias naquelas já existentes, como ruas, parques, avenidas, praças e canteiros. Isso fomenta a recepção de viajantes e pode beneficiar, por extensão, a população que vive em áreas ou cidades turísticas.
Do ponto de vista do indivíduo, a prática do turismo permite o conhecimento de novos lugares, o contato com culturas diferentes e a imersão em contextos sociais que distam daquele com o qual estamos habituados, contribuindo em muito para a formação e desenvolvimento pessoal.
Turismo no Brasil e no mundo”
“Enquanto atividade econômica, o turismo tem apresentado expressivo crescimento nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. A sua participação direta na composição do Produto Interno Bruto (PIB) mundial é de 3,3%, ao passo que as atividades turísticas e todas as demais que elas movimentam somam uma expressiva fatia de 10,4%.
A OMT contabilizou, para o ano de 2019, um total de 1,5 bilhão de chegadas em todo o mundo. Esse movimento foi duramente afetado pela pandemia da covid-19, assim como o setor turístico como um todo. De acordo com a OMT, as chegadas encolheram em 86%. O continente em que houve maior retração do setor foi o asiático.
Levando em consideração os principais destinos turísticos mundiais, têm destaque as cidades e países da Europa, notadamente a França e a sua capital, Paris, e Londres, na Inglaterra. A Ásia é também um dos continentes mais visitados do mundo, com intenso fluxo de turistas em Hong Kong, Bangkok (Tailândia), Macau (China) e Singapura.
O Brasil recepciona somente 0,5% dos turistas do mundo, sendo mais comum no país o turismo doméstico, isto é, aquele realizado pelos próprios brasileiros de um local a outro dentro do território nacional. Os estados do Sudeste são aqueles que mais recebem e de onde partem os visitantes; em segundo lugar, está a região Nordeste. Já os turistas estrangeiros vêm sobretudo da América do Sul – de países como Argentina, Paraguai e Chile – e dos Estados Unidos. Os destinos favoritos são Rio de Janeiro e Búzios (RJ), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR) e São Paulo (SP).
História do turismo
Viagens e deslocamentos temporários de pessoas sempre fizeram parte da história da humanidade. Em função disso, é difícil determinar o surgimento, de fato, do turismo enquanto prática recreativa. Ainda assim, o inglês Thomas Cook é referenciado como o pioneiro das agências de viagem, tendo criado o seu próprio estabelecimento no início do século XIX e, em função disso, recebendo a alcunha de pai do turismo moderno.”
“Pesquisadores da área reportam, entretanto, que as viagens turísticas são registradas pelo menos desde o Antigo Egito, quando as pessoas visitavam outros locais com o propósito de acompanhar grandes eventos ou mesmo por questões de lazer, religiosas ou para conhecer novos lugares. Na Grécia Antiga, por sua vez, tem-se nos primeiros Jogos Olímpicos um dos principais atrativos turísticos que motivaram um intenso fluxo de visitantes ao país. (“Por Paloma Guitarrara – Professora de Geografia” – brasilescola.uol.com.br)