Os petistas da fronteira não precisam sorrir de alegria porque o deputado Zeca não será candidato a prefeito de Ponta Porã e sim de Campo Grande, por imposição das lideranças do partido do presidente Lula de Mato Grosso do Sul. A princípio, Zeca estava relutante em aceitar a indicação dos líderes petistas de seu estado, mas depois de tomar conhecimento do resultado das pesquisas eleitorais, resolveu aceitar a incumbência, já pensando em disputar o Governo do Estado em 2026.

Para Ponta Porã, o candidato do PT para disputar a prefeitura em 2024 deverá ser o ex-vereador Paulinho do PT, atual Superintendente do INCRA em Mato Grosso do Sul.

Isso significa que o prefeito Eduardo Campos, que está transformando Ponta Porã, terá como adversário na disputa pela reeleição, até agora, além do petista Paulinho, a vereadora Lourdes Monteiro, que já está agindo, o empresário Ronaldo Franco e outros prováveis candidatos que ainda não se manifestaram.

Por enquanto, o prefeito Eduardo Campos aparece praticamente como um concorrente imbatível devido à sua postura atual e ao apoio de lideranças consagradas. No entanto, ele deve ficar de olho nas movimentações políticas da vereadora Lourdes Monteiro, que acredita na sua vitória nas urnas e na possibilidade de chegar à Prefeitura de Ponta Porã em 2024. O tempo é curto, e o prefeito Eduardo Campos saiu na frente. Até o momento, ele está com tudo.