Wagoneer: Jeep registra SUV de 8 lugares no Brasil
Com plataforma de RAM 1500, modelo maior que o Grand Cherokee pode ser o topo de linha da marca por aqui
Por Gustavo de Sá
Com o bom resultado em vendas do Commander, único modelo de 7 lugares da Jeep no Brasil, a marca pode estar estudando a ampliação desse tipo de carro no Brasil. Prova disso é que imagens de registro de desenhos industriais dos modelos Wagoneer e Grand Wagoneer, ambos com versões de até 8 lugares, foram catalogadas pela Stellantis no INPI.
O registro dos desenhos dos modelos no órgão do governo brasileiro pode ser apenas com o objetivo de garantir os direitos da marca ou de realmente lançar os dois modelos por aqui. Se de fato o plano se concretizar, o lançamento não ocorrerá antes do início de 2023. Nos Estados Unidos, os Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer têm posicionamento acima do novo Grand Cherokee L, no topo da gama. Preços iniciais partem de 58,9 mil dólares (Wagoneer) e 88,6 mil dólares (modelo tipo de linha).
Apesar da diferenciação no nome, ambos têm as mesmas medidas externas, diferenciando-se apenas por detalhes externos, acabamento e motores. São 5.453 mm de comprimento, 2.124 mm de largura, 1.921 mm de altura e 3.124 mm de distância entre eixos. Nos registros feitos no Brasil, há também uma variante de entre-eixos e comprimento alongados, ainda inédita no mundo.
Construídos na mesma plataforma da RAM 1500, os SUVs topo de linha da Jeep podem ser equipados com suspensão pneumática Quadra-Lift (que permite erguer ou baixar o carro em até 90 mm) e possuem capacidade de reboque de 4.500 kg. Ao gosto dos consumidores norte-americanos, a linha Jeep Wagoneer traz duas opções de motores V8: híbrido-leve de 5.7 litros no modelo “de entrada” (397 cv) e 6.4 litros no topo de linha (478 cv). Em ambos, o câmbio é automático de 8 marchas e a tração, integral permanente ou 4×4 com reduzida.
Fotos: Divulgação/Jeep