BASTIDORES DA POLÍTICA

Por: LAUREANO SECUNDO

Laureno Secundo

Decantação
Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido. Ela baseia-se na diferença de densidade entre seus componentes e no fato de serem insolúveis um no outro. Em política, ocorre algo parecido principalmente durante o processo de negociação das alianças para uma disputa eleitoral e tem várias fases, sendo que em março está acontecendo uma dessas fases, quando ocorrem separações e uniões.
Sem ideologia
Houve um tempo em que a questão ideológica tinha um peso maior nesse processo, mas já tem algum tempo que a separação se dá muito mais pela acomodação de interesses de projetos eleitorais, ou seja, os candidatos a uma vaga na Câmara Municipal buscam partidos onde podem ter mais chances de vitória. Outro fator que fundamenta a mudança é a questão financeira, ou seja, onde terão maior estrutura para custear suas campanhas.
Meta
Pelo desenrolar das articulações, o PSDB tem planos para a eleição de 45 prefeitos em todo o estado, o que representa mais 50% dos municípios. Com relação ao número de vereadores, ainda não existe uma previsão, mas deve superar os 65% das vagas nas Câmaras municiais do estado.
Chapa pura
O PSDB poderá vir com chapa pura para a disputa da prefeitura de Dourados, com Marçal Filho como prefeito e Lia Nogueira como vice. A proposta já está na mão da direção executiva. Como a decisão pode afastar o MDB, só deverá ser anunciada no final de julho.
É Carlão
O nome do presidente da Câmara municipal de Campo Grande vereador Carlão Borges (PSB) deve terminar essa janela de transferências fortalecido como provável candidato a vice na chapa a ser encabeçada por Beto Pereira (PSDB). O martelo de ser batido somente em junho.
Azedou
Até mesmo para o ex-presidente Jair Bolsonaro, está difícil manter o PL unido em Campo Grande. Já existem boatos de que ele teria comunicado à Senadora Tereza Cristina que o partido deve ter candidato a prefeito no primeiro turno e uma possível aliança fica para um possível segundo turno.
Tradição
Enquanto o deputado estadual Pedrossian Neto viajava pelo interior do estado, o presidente regional do PSD, senador Nelsinho Trad, concedeu entrevista na Capital anunciando que o partido oficialmente estava desistindo de ter candidato na disputa eleitoral deste ano na Capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *