Eva Siqueira de Jesus: Quase um século de história e pioneirismo




Uma mulher pioneira tem em sua trajetória, um legado, feitos e acontecimentos que marcam toda uma geração e perdura com as futuras gerações.
As vésperas de completar 94 anos, Eva Siqueira de Jesus bateu um papo amigável com a equipe do Jornal de Notícias para lembrar de algumas de muitas histórias nessa quase centenária trajetória.
Nascida em 15 de novembro de 1931, Eva Siqueira de Jesus com firmeza e lucidez, nos conta com saudosismo que é filha de Pompílio Cabral de Siqueira e Julia Terra de Siqueira, gaúchos das cidades de Cruz Alta e São Luiz Gonzaga. Viveu na Fazenda Capeí até o seu o casamento com Domingos Cardinal de Jesus em 22 de abril de 1950. “Foram dois casamentos realizados naquele dia, eu costumo dizer que meu casamento foi de madrugada e foi uma linda festa, uma cerimônia bem típica daquela época”, relembra dona Eva.
Da união com Domingos Cardinal de Jesus foram gerados sete filhos: José Domingos, Maria Julia, Eva Mariza, Carlos Jorge, Ivete Aída, Hidelberto e Ieda Cristina. A geração cresce com netos e bisnetos, que continuam a fazer história no município de Ponta Porã. Dos filhos, apenas duas não moram em Ponta Porã, mas sempre estão visitando a matriarca na fronteira.
Um dos acontecimentos marcantes dessa história de mais de nove décadas, foi a fundação do Corpo de Bombeiros em Ponta Porã. Dona Eva conta com orgulho que tomou a decisão de trazer um grupo de bombeiros para a cidade, depois um triste acontecimento. “Uma loja pegou fogo e o incêndio destruiu tudo. A cidade não tinha o corpo de bombeiros. Então a partir daquele dia decidi que iria lutar pela instalação de um quartel de bombeiros aqui. Com vontade buscamos conversar com as autoridades da época, disponibilizamos a área e o prédio. E desde então a cidade passou a ter o Corpo de Bombeiros”, disse Eva. Recentemente, Eva Siqueira de Jesus foi homenageada pelo 4° Grupamento de Bombeiros Militar de Ponta Porã.
Para o Jornal de Notícias, contar um pouco da história, da trajetória e valentia de uma pioneira como Eva Siqueira de Jesus é uma grande honra. Poetisa, escritora, Eva tem em sua memória, fatos que marcaram uma época da cidade de Ponta Porã e toda a região de fronteira. Para descrever muito mais sobre essa mulher forte, uma personalidade histórica de nosso município, seria preciso uma edição única e exclusivamente dela. São lembranças a cada causo e bate papos, a cada história, que nos remete aos tempos de um início difícil de um povoado e um povo, que se tornou grande e forte. Ponta Porã tem muito a agradecer a essa importante personalidade nessa trajetória de luta e sucesso. Que suas lições sejam seguidas pelas futuras gerações.
