Grupo Onça Pintada realiza atendimentos gratuitos neste sábado no distrito de Nova Itamarati

Ação faz parte da campanha Outubro Rosa e contará com exames preventivos contra o câncer de mama
Como parte das celebrações da campanha Outubro Rosa, neste sábado, 18 de outubro, a partir das 7h, o Grupo Onça Pintada estará mais uma vez atendendo gratuitamente as mulheres de Ponta Porã, com a realização de exames preventivos contra o câncer de mama.
A estimativa é de que cerca de 50 mulheres sejam atendidas durante todo o dia, em frente à Unidade Básica de Saúde Rosângela Pereira, na sede do distrito de Nova Itamarati. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Porã.
De acordo com as informações, as mulheres interessadas poderão fazer o cadastro na hora. Antes do início das consultas, haverá uma breve palestra com médico e enfermeira sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
O Grupo Onça Pintada realizará rastreamento das mamas e exame de ultrassom, permitindo que as pacientes saiam da consulta com os resultados em mãos.
A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Paulo Corrêa e, em Ponta Porã, com toda a logística disponibilizada pelo prefeito Eduardo Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Para o atendimento, as interessadas devem apresentar documentos pessoais, RG, cartão SUS e comprovante de residência.
Sobre o Grupo Onça Pintada
O Grupo Onça Pintada (GOP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 2001, com o objetivo de desenvolver programas de saúde e desenvolvimento humano, especialmente voltados às populações mais carentes de Mato Grosso do Sul.
No ano de sua fundação, o GOP criou o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama, que leva atendimento a bairros periféricos de Campo Grande e municípios do interior, com foco em comunidades rurais, quilombolas e indígenas.
O projeto atua na prevenção e diagnóstico precoce, considerado o principal instrumento no combate ao câncer de mama. Para isso, conta com unidade móvel equipada com ultrassom e uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, enfermeiros, médicos e voluntários.
Nos casos em que há indicação de exames complementares, as pacientes são encaminhadas para a sede do grupo em Campo Grande, onde participam de mutirões com mamografias, consultas com mastologistas e acompanhamento social.
Quando há diagnóstico de casos graves, o GOP encaminha as pacientes à rede pública de saúde, garantindo seguimento e assistência durante o tratamento.