Informe JN
ATRITO
* Isso é normal, mas em momentos de definições eleitorais é complicado. Estou me referindo aos pequenos atritos que o glorioso Secretário de Governo, Hélio Peluffo (PSDB) está tendo com alguns setores de algumas secretarias, quem está contando essa história é a imprensa da capital que não poupa ninguém. Fiquem tranquilos, pois o garoto Peluffo vai sair dessa. Ele é mais esperto do que coruja no inverno.
*Algum fato novo pode acontecer nos próximos dias. A política é assim mesmo. Enquanto alguns sobem outros descem. A imprensa da capital está afirmando que já trocaram o Helinho de posto. Ele está deixando a Secretaria onde estava muito bem e estaria indo para a Casa Civil do Governo Ridel, seu grande amigo. Naturalmente que esse papo é dos nossos coleguinhas da imprensa capitalina.
DETALHE
* Quarta-feira, acabou de sair daqui da redação do Jornal de Notícias o pré-candidato a prefeito Álvaro Soares, que está mais animado que corintiano quando o Timão marca um gol.
* Cuidado com o glorioso Álvaro Soares! Ele sabe misturar o doce. Eu acho que ele está apoiado pelo conselheiro Flávio Kayatt e não deixa por menos “Aqui em Ponta Porã ninguém me troca de cargo”, ironiza Álvaro Soares.
* Chuva, frio e calor, ninguém mais entende esse clima, está igual a política lá em Brasília. Ninguém mais entende ninguém. Até o simpático Sérgio Moro está dançando.
* Vamos esperar para ver o que sobra dessa história toda. Infelizmente é de se pensar que essas manobras todas não podem acabar bem. Uma coisa pode puxar a outra e no final das contas o verdadeiro motivo de tantas manobras acaba sendo descoberto. Vamos deixar como está para ver como é que fica.
* Tudo indica que em meio essa bagunça toda vai ter gente abandonando a política porque não concorda com esse tipo de safadeza. Prefiro aguardar para ver como isso tudo vai acabar. De repente, quem faz a jogada é que tinha razão e os outros tem mesmo que ficar chupando o dedo.
Forças Armadas
* Em 2025, Forças Armadas vão permitir alistamento militar feminino pela 1ª vez. O alistamento feminino será voluntário e será permitido às mulheres que completem 18 anos em 2025. Pela primeira vez na história, as Forças Armadas permitirão a participação das mulheres no alistamento militar para ingresso na carreira de soldado. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em consulta aos comandantes militares, com previsão de entrada das mulheres nas fileiras das Forças em 2026.
FUNDERSUL
* Somente em 2023, o governo de Mato Grosso do Sul aplicou R$ 1,8 bilhão de recursos do Fundersul na manutenção e pavimentação de rodovias estaduais, e também em obras nos municípios.
PARLIM
* Os vereadores de Ponta Porã e os consejales municipais de Pedro Juan Caballero realizaram quarta-feira, 29 de maio, às 14h, a 2ª sessão ordinária do Parlamento Internacional Municipal – PARLIM. O encontro dessa vez aconteceu no lado brasileiro da fronteira no plenário Isaac Borges Capilé.
A sessão foi presidida pelo vereador Agnaldo Miudinho, tendo a Mesa que dirigiu os trabalhos sendo composta pelo presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Ivo Lescano, vereador Marcelino Nunes e secretário da Junta pedrojuanina Derlis Torres. Também participaram da sessão os vereadores Vanderlei Avelino, Thiago Vedana, Marquinhos Benites, Ricardo Torraca e Fabrício de Souza, além dos consejales de Pedro Juan, Carolina Acevedo, Jorge Luiz Medina e Cézar Lesme.
J. N. Oliveira